sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Temperamento FORTE e Bipolaridade


O temperamento forte é um ponto em comum dos grandes aventureiros, artistas, empreendedores, revolucionários, e também dos boêmios, malandros, abusadores de drogas, jogadores e viciados em adrenalina. As características dos temperamentos fortes podem se manifestar sem transtornos. Mas quando ocorrem alterações de humor - oscilações entre os pólos da euforia e da tristeza, passando por agressividade, apatia ou ansiedade - caracteriza-se a bipolaridade. Este livro mostra a influência do temperamento e do humor em nossas vidas, ajudando a reconhecer e resolver as situações em que o humor desafina, sai do tom. Serve ainda como um alerta aos diagnósticos de depressão e déficit de atenção (DDA) e ao uso excessivo de antidepressivos e psicoestimulantes, tão prescritos atualmente. E também questiona nosso estilo de sociedade, que oferece cada vez mais estímulos e novidades e menos limites.
Comentário
Este é um livro que foge com felicidade às regras. Trata de um dos maiores temas psiquiátricos da atualidade, o transtorno bipolar, objeto de estudo de clínicos e pesquisadores mundo afora. Aqui, o enfoque é novo: parte da análise de algo que parecia esquecido na psiquiatria moderna, o temperamento, e examina a bipolaridade à luz desta questão. As descrições clínicas são feitas de forma coloquial, e as indicações terapêuticas de maneira acessível aos leigos. Este é um livro pessoal, em que o autor analisa o tema como psiquiatra e como ser humano, e expõe, de maneira clara e amena, seus pontos de vista. Assim, pode ser lido com proveito, e sem dúvida com prazer, tanto por psiquiatras como por leigos, e muito particularmente pelos bipolares. Constitui também material de reflexão para sociólogos e quem mais estiver in teressado na estrutura da sociedade atual, que o autor qualifica, com razões, como bipolar. Há relatos ilustrativos de aspectos temperamentais de figuras do mundo das artes e dos esportes, e interessantes especulações sobre sua relação com a bipolaridade. Há também numerosos e úteis conselhos de vida, aproveitáveis por pacientes, psiquiatras, psicólogos e pelo público em geral. A leitura é fácil e direta, e o leitor consegue estabelecer aquilo que a maioria dos autores deseja e poucos conseguem: um elo de contato direto com o escritor; um certo nível de cumplicidade. Como o autor salienta que não é preciso estar de acordo com suas colocações para entendê-lo, abre caminho para um fecundo diálogo com profissionais e pacientes. Creio, assim, que este excelente livro pode ter valor heurístico.
Iván Izquierdo - neurocientista http://www.adjorisc.com.br/jornais/correiodonorte/noticias/index.phtml?id_conteudo=203472

Um comentário:

  1. Excelente dica. Talvez um dos melhores livros sobre bipolaridade em língua portuguesa.

    ResponderExcluir