sábado, 19 de setembro de 2009

Biografia de Irvin D.Yalom



O romancista académicoYalom nasceu em Washington, D.C., a 13 de Junho de 1931. Os seus pais imigraram da Rússia (de uma pequena aldeia chamada Celtz, perto da fronteira polaca) pouco depois da Primeira Guerra Mundial. Viveu toda a sua infância em Washington, num apartamento que ficava por cima da loja de conveniência de que os pais era proprietários. Era um bairro pobre e problemático e andar nas ruas era muitas vezes perigoso. Yalom refugiava-se frequentemente em casa, a ler. Duas vezes por semana fazia o “perigoso percurso” de bicicleta até à biblioteca municipal para se abastecer de livros. Começou pelas biografias, de A (John Adams) a Z (Zoroastro). Mas foi na ficção que encontrou o seu refúgio, um mundo alternativo e mais satisfatório. Uma fonte de inspiração e sabedoria. Quando escolheu estudar medicina, por se sentir mais perto de Dostoevsky ou Tolstoi, já tinha em mente seguir psiquiatria. Psicoterapeuta e professor “Emeritus” de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, tem inúmeros títulos na área académica.

2 comentários:

  1. É fascinante ler as obras de Yalom.Comecei com Mamãe e o Sentido da Vida,li A Cura de Schopenhauer e estou lendo Quando Nietzsche chorou. Indico,vale muito a pena,sua maneira de escrever nos remete à historia e nos encontramos muitas vêzes nela.

    ResponderExcluir
  2. é impresionante como a leitura nos leva para um mundo de ficção e ao mesmo tempo de realidade,já li o livro Quando Nietzsche chorou.Uma das fascinante obra de Irvin D. Yalom.

    ResponderExcluir