sexta-feira, 18 de setembro de 2009


Especialista em 'mentes perigosas' analisa Flora, uma psicopata típicaO Globo

A Revista da TV convidou a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do livro ''Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado'' (ed. Objetiva), para analisar Flora, a vilã de 'A favorita'. Para ela, Flora é uma psicopata típica. Leia o artigo de Ana Beatriz:
Diante de uma Irene (Glória Menezes) inconsolável por descobrir que foi cruelmente enganada, manipulada e chacoteada por Flora, Lara (Mariana Ximenes) profere as seguintes palavras: "É, vó, a gente sempre acha que as pessoas sempre têm dois lados: um lado bom e um lado mau. E aí, quando a gente percebe o mal absoluto diante da gente, a gente não sabe com lidar, não sabe como se defender. Não foi só a senhora que a Flora enganou. Todo mundo caiu na conversa dela. A única diferença é que a senhora foi a última a saber."
Esta cena da novela "A favorita" revela muito da trama que arrebatou o país e que teve como pivô a malvada Flora, interpretada com maestria pela atriz Patrícia Pillar. Flora não é uma vilã qualquer, vingativa, rancorosa, que sofreu maus tratos na infância e tampouco louca. Ela é uma psicopata típica que sabe muito bem o que faz, com quem faz e na hora em que faz. Seu cérebro é 100% razão e zero emoção, por isso sabe discernir perfeitamente o certo do errado e transgride as regras sociais de forma fria e calculada.
Lara tinha razão. Flora não representa o lado mau que existe em cada um de nós: ela é o próprio mal, na sua mais pura essência. Ela é insensível, manipuladora, inescrupulosa, dissimulada, perversa, imoral e totalmente desprovida de sentimentos de compaixão, culpa ou remorso. Considera-se imbatível, poderosa, se delicia com seus feitos maquiavélicos e sente um enorme prazer ao assistir o sofrimento que produz nos outros.
O que mais choca o público é justamente a condição essencial que faz de Flora uma psicopata grave: ela não ama e muito menos tem consideração por qualquer pessoa, seja por seus comparsas (Silveirinha e Dodi) ou por sua própria filha. Todos ao seu redor são apenas peças de um tabuleiro, cujo jogo é somente obter poder, status e prazer. Eloquente, sedutora e "inteligente", Flora tem o agravante de ser bonita. Costumamos associar beleza com bondade, mas, em se tratando de psicopatia, um velho e bom ditado ainda reina em plenitude: "Quem vê cara, não vê coração."
Se quisermos nos fortalecer contra as ações predadoras dos psicopatas, que não são poucos, devemos aprender como eles pensam e agem. O conhecimento, neste caso, é a única arma possível para evitarmos o risco de sermos a próxima vítima. Nem todo psicopata é do tipo grave como a vilã Flora; a maioria não chega a matar. No entanto, todos, invariavelmente, deixam marcas de destruição por onde passam. Essas mentes perigosas estão por aí, convivendo com todos nós, matando sonhos, esperanças e a confiança que as pessoas do bem depositam nelas.

Links patrocinadosLivraria CulturaMais de 2 Milhões Títulos para Você Encontrar o Livro que Procura!www.livrariacultura.com.br

Um comentário:

  1. Interessante isso sobre os psicopatas. Você sabia que tem graus de psicopatia? Que o estelionatário é um tipo de psicopata? Achei essa abordagem sobre os psicopatas interessante, pois não sabia que essa doença atingia vários graus e que estelionato era um desses. Novidade prá mim, isso! Então estamos realmente rodeados pelos doentes. Precisamos também rezar por eles, pois acredito que TUDO PODE SER MUDADO PELA ORAÇÃO. Abraço. Lourdes.

    ResponderExcluir